Acessibilidade

Estudo de componente quilombola da comunidade remanescente de quilombo de Degredo

O estudo foi elaborado com base em uma ampla pesquisa de campo, orientada pela perspectiva metodológica da etnografia, abordando aspectos de natureza histórica, sociocultural e econômica da Comunidade do Degredo, com foco nos elementos definidores da tradicionalidade quilombola de sua população. Além disso, foram empreendidas pesquisas para caracterização e identificação de impactos gerados aos meios físicos e bióticos do território. Em todas essas etapas, as metodologias empregadas buscaram promover a participação social da população do Degredo. Neste documento, são analisados os resultados finais do estudo, com o objetivo de subsidiar a construção de ações de mitigação, reparação e compensação correspondentes ao rompimento da Barragem de Fundão e a eventuais incidentes relacionados ao caso.
Este relatório está organizado em oito seções, além desta apresentação. Na Introdução, são abordados os principais conceitos e marcos normativos que envolvem o estudo. O capítulo 1caracteriza o evento do rompimento da Barragem de Fundão e suas repercussões para os municípios impactados. Por sua vez, o capítulo 2apresenta a Comunidade do Degredo em termos de sua história, composição sociodemográfica, status de reconhecimento e principais conflitos que a envolvem. Em seguida, são caracterizados os mais importantes aspectos geológicos, geomorfológicos e hidrológicos do território (capítulo 3), além da fauna e flora local (capítulo 4). O quinto capítulo analisa os elementos socioculturais e econômicos que marcam a CRQ do Degredo, destacando aspectos essenciais referentes ao componente quilombola, e o sexto capítulo realiza a análise integrada dos impactos causados pelo evento para as dimensões da sociabilidade, culturalidade, territorialidade e produtividade, definidoras dessa população como tradicional. Por fim, são apresentados os anexos.

Este estudo foi elaborado pela Herkenhoff & Prates, atendendo aos termos e às condições estabelecidas pelo contrato nº 4800001211, firmado entre essa consultoria, a Fundação Cultural Palmares e a extinta Fundação Renova. O trabalho é parte integrante do processo de reparação e compensação pelos impactos ambientais incidentes sobre a Comunidade Remanescente de Quilombo (CRQ) do Degredo, localizada no município de Linhares (ES).

Estudo de componente quilombola da comunidade remanescente de quilombo de Degredo

Conteúdo

Metadados

Título

Estudo de componente quilombola da comunidade remanescente de quilombo de Degredo

Miniatura

Estudo de componente quilombola da comunidade remanescente de quilombo de Degredo

Tipo de Documento

Arquivo

Autor

Herkenhoff &amp, Prates

Ano de publicação

2018

Idioma

Português

Tema

Comunidades Tradicionais, Proteção, Recuperação da Qualidade de Vida de Outros Povos

Palavras-chave

Comunidade do Degredo, Quilombola

Tipo de Dano

Pessoas e/ou Comunidades