O Projeto Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce – Compartilhando resultados
O documento apresenta uma iniciativa que resulta de um Acordo de Cooperação Técnica entre a UNESCO e a extinta Fundação Renova, assinado em 28 de junho de 2019. O projeto, intitulado “”Construção da paz e do diálogo para o desenvolvimento sustentável das regiões atingidas pela barragem de Fundão””, tem como objetivo fortalecer a capacidade institucional da extinta Fundação Renova e a implementação de ações voltadas para a sustentabilidade.
Entre seus principais objetivos, destacam-se a promoção da educação e da comunicação, além da participação social no monitoramento da água e da biodiversidade na bacia do rio Doce. O projeto também apoia o desenvolvimento da Ciência Cidadã, que busca aproximar os membros das comunidades locais e estudantes de diversos níveis de ensino (fundamental, médio, técnico, universitário e pós-graduação) dos conceitos de ciências ambientais.
Através desse engajamento, o programa visa promover a participação ativa da população no monitoramento dos recursos naturais, especialmente água e biodiversidade, permitindo que as comunidades se tornem protagonistas na busca por soluções para os problemas ambientais e na preservação dos recursos naturais da região.
