Acessibilidade

RELATÓRIO ANUAL: Anexo 8 – Sedimentação em Abrolhos RT-26 RRDM/NOV19

O documento aborda o monitoramento oceânico na região do Parque Nacional dos Abrolhos e Porto Seguro, focando na análise sedimentológica e sensoriamento remoto para identificar a proveniência mineral dos sedimentos. Utiliza técnicas de isótopos radiogênicos para determinar padrões de mistura entre sedimentos locais e rejeitos de mineração da Samarco. O estudo inclui análises de águas superficiais, sedimentos da coluna d’água e áreas costeiras, além de calibração de imagens de satélite para monitorar a dispersão de sedimentos. Os resultados indicam a chegada de rejeitos de mineração na região de Abrolhos, sem alterar significativamente a transparência da água. Este documento foi produzido no âmbito do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da Área Ambiental I – Porção Capixaba do Rio Doce e Região Marinha e Costeira Adjacente.

Conteúdo

Metadados

Título

RELATÓRIO ANUAL: Anexo 8 – Sedimentação em Abrolhos RT-26 RRDM/NOV19

Tipo de Documento

Arquivo

Autor

Adalto Bianchini, Alex Cardoso Bastos, Edmilson Costa Teixeira, Eustáquio Vinícius de Castro, Jorge Abdala Dergam dos Santos (Coordenação geral)

Ano de publicação

2019

Idioma

PT - BR

Palavras-chave

Abrolhos, Impactos Ambientais, Isótopos Radiogênicos, Monitoramento Oceânico, qualidade da água, Sedimentação, Sensoriamento remoto

Editor

Rede Rio Doce Mar e Fundação Espírito-santense de Tecnologia - FEST