Acessibilidade

RELATÓRIO SEMESTRAL – SEÇÃO 3: Anexo 1 – Ecotoxicologia RT-05 RRDM/JUN19

O documento apresenta as atividades desenvolvidas no monitoramento ecotoxicológico dos impactos causados pela lama oriunda do rompimento da barragem de Mariana (MG) em regiões dulcícolas, estuarinas e marinhas. O monitoramento foi realizado sazonalmente, abrangendo análises de água, sedimento e biota coletadas durante o período seco (setembro-outubro/2018). Foram avaliados parâmetros físicos e químicos, concentração de metais, biomarcadores de exposição e efeito em organismos de diferentes níveis tróficos, incluindo fitoplâncton, zooplâncton, camarões e peixes. Os resultados indicaram bioacumulação de metais como Cromo, Cádmio, Zinco e Ferro, além de danos oxidativos e alterações histopatológicas nos organismos. Este documento foi produzido no âmbito do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da Área Ambiental I – Porção Capixaba do Rio Doce e Região Marinha e Costeira Adjacente.

Conteúdo

Metadados

Título

RELATÓRIO SEMESTRAL – SEÇÃO 3: Anexo 1 – Ecotoxicologia RT-05 RRDM/JUN19

Tipo de Documento

Arquivo

Autor

Adalto Bianchini, Alex Cardoso Bastos, Edmilson Costa Teixeira, Eustáquio Vinícius de Castro, Jorge Abdala Dergam dos Santos (Coordenação geral)

Ano de publicação

2019

Idioma

PT - BR

Palavras-chave

Bioacumulação, Biomarcadores, Ecotoxicologia, Impactos Ambientais, Metais pesados, Monitoramento ambiental, qualidade da água

Editor

Rede Rio Doce Mar e Fundação Espírito-santense de Tecnologia - FEST