Destaques da curadoria

Você encontra, nesta página, os conteúdos de destaque, especialmente selecionados pela Curadoria do CIT.

Montagem com fotos do rio
Conteúdo destaque

Pré-Inventário
Paisagístico do
Rio Doce

Este conteúdo faz parte das atividades do Projeto de Cooperação Técnica: “Construção da paz e do diálogo para o desenvolvimento sustentável das regiões atingidas pela barragem de Fundão”.

Desenvolvido pela parceria da Fundação Renova com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o Pré-Inventário Paisagístico do Rio Doce traz o levantamento de dados secundários e revisões bibliográficas, e ainda o Atlas do Rio Doce com análises da paisagem, mapas e catalogação de dados sobre a topografia, infraestrutura e população.

Compromisso do CIT

Missão da Curadoria: cuidar. Essa é a palavra-chave!

A Curadoria tem um importante papel na preservação de registros, dados, documentos e informações sobre o rompimento, e o seu constante trabalho deverá perdurar enquanto houver os espaços físicos do CIT, a Plataforma Interativa e o acervo do rompimento da barragem de Fundão.

Além dos conteúdos técnicos e científicos, as histórias e modos de vida das comunidades atingidas também devem ser registrados como forma de acolher as diversas narrativas que possam contar o que aconteceu, registros de como isso transformou e transformará o meio ambiente e a rotina dessas comunidades.

Por isso, o processo de curadoria é realizado por um time amplo, composto pela Equipe Técnica do CIT, pela Curadoria de Impacto da Fundação Renova e pelo Colegiado de Curadoria. Cada um com uma atribuição distinta no processo, trabalha com critérios estabelecidos para consolidar um acervo amplo sobre o tema, a partir de diversas fontes.

Reunir todo esse conteúdo pressupõe um trabalho cuidadoso de organização, mas sobretudo de respeito às diferenças, de zelo e real entendimento da complexidade do rompimento, para proporcionar a empenhada participação de organizações civis, de instituições socioambientais e acadêmicas, como também da administração pública.

Estrutura

Entenda mais sobre a Curadoria do acervo

O que é a Curadoria?

A Curadoria é o processo de seleção, catalogação, organização, tratamento, agregação de valor e preservação das informações compartilhadas pelo CIT. 

Quem são os participantes da Curadoria?

O grupo é composto por representantes de diferentes instâncias, como atingidos dos municípios impactados, pessoas do poder público, da Fundação Renova ou da sociedade civil organizada.

A equipe técnica do Programa de Informação para a População e a área de Curadoria de Impacto da Fundação Renova, juntamente com a Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social assumem a responsabilidade da construção desta curadoria.

Estrutura da Curadoria

Infográfico de estrutura da curadoria
Infográfico de estrutura da curadoria

Pesquisa de Satisfação

Como você avalia a plataforma em relação aos seguintes aspectos:

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CONTEÚDOS
AVALIAÇÃO DO USO DA PLATAFORMA

O quanto você recomendaria o acesso à plataforma para outras pessoas?

Pesquisa de Satisfação

Como você avalia a plataforma em relação aos seguintes aspectos:

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CONTEÚDOS
AVALIAÇÃO DO USO DA PLATAFORMA

O quanto você recomendaria o acesso à plataforma para outras pessoas?

Pular para o conteúdo